sábado, 19 de março de 2011

FALANDO DE TUDO : ESTILOS MUSICAIS

Rossini Santos
A paz do Senhor Jesus! A partir desse post eu, Rossini Santos, estarei contribuindo com o blog, e pra começar já vou tratar de um tempo muito polêmico: Estilo Musical.
            Assim como tem crescido o número de novas denominações, tem surgido também um número cada vez maior de bandas e cantores que de certa forma buscam inovar através de estilos musicais variados. Atualmente encontramos no meio gospel desde Heavy metal a pagode, e é claro que como quase toda novidade, acabam gerando mutas discussões, pois enquanto alguns assimilam de primeira, outros, geralmente de igrejas mais tradicionais tem uma certa dificuldade de aceitar esses estilos musicais.
            Acompanhando uma matéria sobre esse mesmo assunto em uma grande revista evangélica, pude perceber que a maior parte dos cristãos ainda são muito conservadores, eu diria que até em excesso, o que não me surpreende, mas até aí tudo bem. Comecei a me preocupar quando li a declaração de um Ministro de Louvor, que dizia que se ouvisse pagode durante um culto não conseguiria uma conexão com Deus e se sentiria em um boteco. Fiquei chocado e de certa forma até triste, pois considero essa visão absurdamente “arcaica”, já que pertenço a uma denominação onde todos os estilos são bem-vindos, e não temos o menor problema em sentir ou adorar a Deus por causa de determinado estilo. Obviamente cada igreja tem sua tradição e deve ser respeitada.
            Baseado em meu próprio testemunho, posso afirmar sem receio algum que Deus usa todos esses estilos em sua obra. Meu chamado foi dessa forma, através de bandas de rock como Oficina G3, Fruto Sagrado, Sion, Unyon, entre outras. Através dessas bandas comecei aprender sobre a palavra, do que é ser um servo de Deus. Portanto considero a diversidade musical mais uma ferramenta importante para pregar a palavra. É  indiscutível a unção e a beleza das versões clássicas dos hinos da Harpa Cristã, mas por exemplo, é muito mais fácil a princípio você usar um cd de um grupo de rap Cristão para chamar a atenção de alguém que escuta rap, para fazer ele para parar ouvir a palavra, começar a entender sobre o Reino de Deus. Respeito muito a visão dos irmãos mais tradicionais, mas não posso deixar de ressaltar a importância dessas armas, assim como a tv, a internet, que nos ajudam muito a expandir o nosso campo de alcance, podendo pregar para cada vez pessoas.


Mas por outro lado, essa diversidade musical também tem seu lado negativo. Muitos acabam escandalizando, principalmente, por conta de exageros na hora de montar o visual. É preciso ter cuidado para não tornar essa ferramenta de auxílio poderosa em algo inútil, o que consequentemente afastaria as pessoas ao invés de aproximá-las, gerando comentários do tipo: “Para estar na igreja desse jeito é melhor continuar no mundo.” Portanto é preciso ter sabedoria para não cometer esse tipo de erro, tentando parecer com alguém famoso do meio secular.Abaixo alguns vídeos para conferirem e tirarem suas próprias conclusões.

PAGODE: TEMPERO DO MUNDO




POP ROCK: THALES - DEUS DA MINHA VIDA





HIP HOP: AO CUBO - FILHOS





ROCK: OFICINA G3 - UNCONDITIONAL





FUNK: ADRIANO FUNK GOSPEL - CHUTA QUE É LAÇO





  Espero que esse post seja proveitoso de alguma forma para vocês. Até a próxima. Graça e Paz!
                                                                                                    ( Rossini Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário